quarta-feira, 22 de janeiro de 2014




PALAVRA DO DIA: APRENDER


Esta semana ao estar em companhia de uma linda menina de 09 anos vivi momentos lindos e simples de uma criança.

Comprar guloseimas, conversar sobre desenhos e sobre os amiguinhos da escola, sentar no chão, brincar com diversos jogos e mencionar termos da minha infância me fez lembrar as sábias palavras de Nietzsche: “Acreditamos que os contos e os brinquedos são coisas da infância. Como temos vista curta! Como poderíamos viver, não importa em que idade da vida, sem contos e sem brinquedos! É verdade que damos outros nomes a tudo isso e que consideramos de outra forma, mas essa precisamente uma prova de que é a mesma coisa! - pois a criança ela também considera seu brinquedo como um trabalho e o conto como uma verdade. A brevidade da vida deveria eliminar a separação pedante das idades - como se cada idade trouxesse algo de novo - e caberia a um poeta nos mostrar um dia o homem de duzentos anos de idade, que vivesse realmente sem contos e sem brinquedos.”

Aprender: foi esta a palavra que me encantou ao estar com uma criança. A vida está sempre nos ensinando e nós estamos sempre aprendendo, não é assim que falamos? Mas será que estamos aprendendo na vida e com a vida?

Procurei então, entender primeiramente a origem etimológica da palavra aprender: se origina em prae-, “à frente”, mais hendere, relacionado a hedera, “hera”, já que essa planta trepadeira se agarra, se prende às paredes para poder crescer. Da origem da palavra compreendi sobre crescimento e posteriormente constatei através dos momentos passados que aprender requer renúncia e disposição: a renúncia de aprender com o outro e a disposição de estar com este outro. 

... E o dia foi passando entre renúncia e disposição, entre andar de mãos dadas no centro da cidade, entre os brinquedos e as palavras de Nietzsche, em APRENDER a ‘agarrar’ as oportunidades destes movimentos que por mais simples que sejam, tornam os nossos dias tão mais vivos! 


 + Fotografias
  Entre as montanhas mineiras...


Nenhum comentário:

Postar um comentário