sábado, 13 de julho de 2013

Educação, História & Fotografia!

Minas: a terra do ouro sem fim!



Durante o mês de Maio foi realizado com os alunos do 8° ano, sob a coordenação da professora Fernanda Sena (disciplina de História), um projeto que despertou nos alunos o amor e o respeito pelo estado em que vivem. O projeto “Conhecendo as cidades mineiras” com o título “Minas: a terra do ouro sem fim.” identificou a história, a arte, a culinária, os costumes e destacou a realidade político, econômica e social das cidades mineiras.

Como o país estava em ritmo da copa das confederações, os alunos juntamente com a professora também entraram. Um grande time de alunos que fizeram a camisa com o símbolo da copa e entraram em campo e o campo foi o estado mineiro. A bola percorreu por várias cidades e ressaltou o passado, a riqueza e as dificuldades da nossa terra.  Cada aluno escolheu uma cidade e com a foto desta informou aos demais os pontos turísticos, as diversidades naturais e a realidade política, econômica e social das cidades. Com esta atividade foi montado um painel fotográfico que diversificou a aula com o uso de imagens e proporcionou de forma lúdica, um estudo enriquecedor da região.

Os alunos divididos em grupos apresentaram trabalhos enfatizando o título do projeto e contemplando o assunto estudado no livro didático. A forma de apresentação foi escolhida pelos mesmos visando à autonomia e a criatividade. Os estudantes foram muito criativos, inovaram na forma de apresentar e estudar o tema proposto e foram capazes de vivenciar o trabalho em equipe, aperfeiçoando a comunicação entre os componentes de cada grupo. O 1º grupo foi uma escolinha com professor e alunos e destacou a arte, a culinária e os pontos turísticos de Minas; o 2° grupo foi um tele-jornal, com repórteres e entrevistados que enfatizou a vida urbana e rural; o 3º grupo mostrou as músicas mineiras, criando uma paródia da música Pelados em Santos (Mamonas Assassinas), em que ressaltaram na letra o pão de queijo, as lindas montanhas e o nosso amanhecer e o 4° grupo apresentou o programa “Encantos de Minas” evidenciando o passado e o presente das cidades históricas, bem como a culinária.

   Finalizando o projeto realizou-se uma viagem de estudos mostrando as grandes realizações e conquistas de um passado que se faz presente nas cidades históricas de São João del- Rei, em que há preciosidade barroca: igrejas, museus e imponentes casarões e em Tiradentes com seu encanto e sua importância para a nossa história, o que lhe garantiu o tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  Realizou-se também uma festa mineira, com biscoitos polvilhos, docinhos e pão de queijo, destacando os sabores mineiros passados e presentes.

Foram muitos gols realizados, um time unido e vitorioso; alunos comprometidos em estudarem e aprimorarem cada dia o que aprenderam. Constatou-se a empolgação dos estudantes, a alegria, compromisso e disposição em cumprir cada atividade; preciosidades e talentos revelados: compositores, atores, músicos e estudantes cumprindo as palavras do educador Anísio Teixeira: “Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra”.
           

 

Um comentário: