sábado, 18 de maio de 2013

FOTOGRAFIA E TERAPIA


É parte da cura o desejo de ser curado.Sêneca


Quem gosta de passar algum tempo com uma câmera na mão sabe: nada como uma tarde inteira no parque, podendo fotografar tranqüilamente tudo o que desejar, sem pressa, sem compromissos inadiáveis. É infalível para aliviar o estresse cotidiano.

Mas você sabia que a fotografia também pode auxiliar em muitos outros processos terapêuticos?

Foto: Studio7designs





GRANDES ALIADAS: FOTOGRAFIA E TERAPIA
 

A utilização de técnicas que aliam fotografia e terapia não é novidade: os primeiros registros datam de 1941, em plena II Guerra Mundial. Uma organização conhecida como Volunteer Service Photographers fornecia tratamento a soldados feridos em hospitais militares; no entanto, perceberam que ao incentivar o uso de câmaras escuras portáteis, os pacientes podiam revelar e imprimir suas próprias fotografias, utilizando (de forma inconsciente) músculos e nervos antes julgados inoperacionais. Pouco depois, a organização foi rebatizada como Rehabilitation Through Photography, tendo como objetivo principal aumentar a auto-estima das pessoas e ajudá-las a regressar a uma vida produtiva.

A fotografia pode ser empregada em conjunto com a terapia das seguintes formas:
  • terapia fotográfica: conta com o auxílio de um psicólogo ou terapeuta especializado na técnica. Utiliza as fotografias pessoais do paciente, tiradas por ele mesmo ou por outras pessoas, para invocar lembranças, crenças e sentimentos, a fim de superar traumas, melhorar o relacionamento interpessoal e recuperar a auto-estima;
  • fotografia terapêutica: diferentemente da terapia fotográfica, depende apenas do interesse da própria pessoa: basta que ela tenha acesso a alguma câmera fotográfica e pratique. Também pode ser aplicada em grupos de apoio mútuo. É uma interessante maneira de aprofundar o auto-conhecimento, aprimorar relações interculturais e até mesmo desenvolver uma visão crítica mais refinada.

*Artigo: http://ajusteofoco.blogspot.com.br



Eu Fotógrafo...






Foto: Fernanda Sena
Foto: Fernanda Sena

Um comentário:

  1. Lindas fotografias, conheci seu blog por uma matéria sua publicada na revista Filosofia (ciência & vida), da qual gostei bastante!
    Parabéns!

    add o seu blog!

    Artur César

    ResponderExcluir